Cobrança x Conscientização

Não basta construirmos ou reformarmos as vias de rolamento, ciclovias ou pistas de corridas e caminhadas, se não tivermos conscientização de direitos e deveres.

Jurandy Gama Filho

10/25/20232 min read

A convivência em sociedade se torna cada dia mais intensa e pode causar confortos e desconfortos, gerar uma quantidade absurda de necessidades de responsabilidades múltiplas.

Cada um sabe e constantemente reclamamos dos deveres públicos dos órgãos competentes, perante a nossa sociedade. Temos carências diárias de evoluções, mudanças e adequações de ambientes diversos para gerar constantes adaptações que são exigidas pelo desenvolvimento impressionante das nossas necessidades em geral.

O esporte não é diferente, a necessidade de termos uma vida saudável e a busca constante de uma melhor qualidade de vida, atrelada a certeza dos benefícios da prática de atividades físicas tem gerado uma necessidade enorme de caminharmos, corrermos, patinar, pedalar, etc e consequentemente termos espaços de convivência para todas as tribos.

Pedalar na Pampulha, o que significa? Tenho certeza que cada um sabe a motivação para essa prática e obviamente queremos um lugar que tenha espaço para os pedais radicais, pedais de performance, pedais de pebas, pedais infantis, pedais de idosos, afinal de contas, não basta ser pedal, temos uma necessidade enorme de aumentar essa tribo sem limites, pois todos temos a certeza dos benefícios que ela proporciona para saúde física, mental, social, econômica, etc.

Porém, nesse mesmo sentido temos que ter consciência dos nossos deveres e que não são poucos e cito alguns:

1) Respeitar os locais apropriados para a prática de cada modalidade, sem invasão ou abuso. Local de corrida e caminhada, local de pedais passeio, local de pedal performance;

2) Usar itens de segurança, capacetes, tênis, roupas adequadas, sinais de segurança, etc;

3) Não trafegar na contramão em nenhuma hipótese;

4) Respeitar os limites de velocidade;

5) Não jogar lixo nas vias, na lagoa, na grama, afinal local de lixo é na lixeira;

6) Não realizar nenhuma intervenção de reforma, corte de grama, consertos, na orla durante os finais de semana, salvo quando são estritamente necessários;

7) Não parar os carros na pista que fica na orla em nenhum sentido, pois todos sabemos das limitações espaciais.

Portanto meus amigos, vamos cobrar sim, mas vamos adotar uma conduta digna de quem poderá estar sempre na posição de tripla exigência ( 3 Cs): cobrança, convívio e conscientização.


Um grande abraço!

Jurandy Gama Filho